O ENSINO DE CIÊNCIAS E A DEFICIÊNCIA VISUAL

UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.4

Palavras-chave:

ciências, biologia, formação, deficiência visual

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o quantitativo de trabalhos dos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC (2001-2023) e de teses no Banco de Dados de Teses e Dissertações – BDTD (2019-2023), com foco no ensino de ciências nos contextos da educação inclusiva e deficiência visual. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e do tipo estado da arte. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) como instrumento de análise dos dados. Os resultados foram divididos em duas partes: A primeira buscou caracterizar o levantamento bibliográfico dos trabalhos publicados no ENPEC e teses do BDTD sobre o ensino de Ciências e os alunos com deficiência visual, e a segunda parte caracteriza os limites e as possibilidades sobre esta temática, por meio de três categorias a posteriori: 1) Modelos didáticos adaptados no ensino de ciências; 2) O processo de inclusão na formação docente; 3) A educação inclusiva e seus propósitos. Os trabalhos encontrados na área, nesse período, especificamente, permitem refletir sobre a importância de novas pesquisas dando destaque às práticas pedagógicas no ensino de ciências para estudantes com deficiência visual, ao uso de materiais didáticos adaptados e à importância da formação do docente de ciências em salas de aulas inclusivas.

Biografia do Autor

  • Sebastiana Micaela Amorim Lemos, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestre em Educação

  • Marlene Menezes de Souza Teixeira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

    Doutora em Educação em Ciências

  • Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Ciências (Bioquímica)

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Publicado

2024-08-28

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Artigos

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Como Citar

O ENSINO DE CIÊNCIAS E A DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA. (2024). Revista Eixo, 13(2), 44-53. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.4

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