IDENTIDADE E BIOGRAFIA

Sheyla Villar Fredenhagem

Resumo


O presente texto relata três situações de ensino, cuja realização se deu em momentos distintos, na década de 80, durante as aulas de Literatura e Redação de Cursos Técnicos. Essas experiências foram planejadas com o intuito de oportunizar o estudo do contexto histórico, de compor e de observar uma personagem, de exercitar o autoconhecimento, de favorecer estudo teórico e prático da narração, de desmistificar o ato de escrever e, também, de conhecer melhor os alunos. De forma comum, as atividades tiveram como fio condutor a história de vida, observada em três vertentes: de escritores, de personagens e dos próprios alunos. Sob um olhar a posteriori, este relato propõe reflexões que considerem o pressuposto de que a história de vida responde, de maneira acentuada, pela estrutura basilar da identidade e pela  direção de escolhas.


Palavras-chave


História de vida; biografia; vivências; identidade; referência identitária

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v2i1.65