INFÂNCIA, PRODUÇÕES DE CONTEÚDOS DIGITAIS E RELAÇÕES TRANSMÍDIA ENTRE O YOUTUBE E O TIKTOK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.8

Palavras-chave:

infância; consumo; transmídia; TikTok; Youtube.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar possíveis relações transmídias entre as plataformas YouTube e TikTok dentro do escopo de conteúdo de criadores digitais voltados ao público infantil. Utilizando uma abordagem exploratória, foram escolhidos três criadores de conteúdos digitais que flertam com ambas as plataformas e produzem conteúdos voltados ao público infantil, sendo eles Luccas Neto, Manual do Mundo e Enaldinho. A plataforma Socialblade forneceu dados sobre número de inscritos, a quantidade de visualizações dos vídeos mais vistos e outras métricas utilizadas como parâmetros neste artigo. Com base nos resultados, identificamos que criadores de conteúdo que versam no escopo de histórias infantis são mais plausíveis de trabalharem os conceitos e características associadas ao conceito de transmídia, sendo possível evidenciar que produzem e dispersam seus conteúdos em ambas as plataformas, buscando o engajamento das crianças.

Biografia do Autor

  • Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Educação a Distância

    Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Educação a Distância (CEAD). Doutora em Educação (2015 - Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Aberta, em Lisboa/Portugal (Bolsista CAPES/PDSE). Mestre em Educação (2008) e Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda (2004) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atualmente é graduanda em Pedagogia (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Inclusão Digital, Educação a Distância e Formação de Professores. 

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Publicado

2024-08-28

Edição

Seção

Artigos

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Como Citar

INFÂNCIA, PRODUÇÕES DE CONTEÚDOS DIGITAIS E RELAÇÕES TRANSMÍDIA ENTRE O YOUTUBE E O TIKTOK. (2024). Revista Eixo, 13(2), 84-94. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.8