Questões sociocientíficas em escolas situadas em áreas rurais brasileiras

o que nos contam as pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v14n2.09

Palavras-chave:

Questões Sociocientíficas, Escola Rural, Educação do campo, Ensino de Ciências.

Resumo

Tornar os conhecimentos científicos contextualizados a partir do cotidiano dos estudantes, permitindo que criem significados e utilizem-se desses conhecimen­tos para as soluções de problemas de suas comunidades, ainda é um desafio para as aulas de ciências. Nas escolas de comunidades rurais, essa necessidade se torna mais evidente, uma vez que possuem especificidades. Deste modo, a inserção das questões sociocientíficas, no contexto da sala de aula de ciências, em todos os níveis educacio­nais, permite formar cidadãos sociocientificamente responsáveis e críticos. Assim, este artigo busca apresentar uma revisão de literatura contendo as inter-relações que as pesquisas têm realizado em escolas situadas em áreas rurais no que tange às questões sociocientíficas. Para tanto, realizou-se um levantamento da literatura utilizando-se um buscador acadêmico denominado BUSCAd. Para as buscas foram utilizados os descritores, questões sociocientíficas, escola rural e ensino de ciências, e critérios de inclusão e exclusão das obras. Foram analisadas nove obras, que apresentam reflexões sobre as especificidades das escolas situadas em regiões rurais, especialmente no que se refere à relação entre o ensino de ciências e a necessidade de contextualizar o conhecimento científico por meio das questões sociocientíficas. Essa abordagem revelou-se essencial para discutir transformações nas comunidades rurais. No en­tanto, os estudos indicam lacunas a serem exploradas para que se possa evidenciar, de fato, a autonomia dessas comunidades a partir da ação de seus próprios sujeitos.

Biografia do Autor

  • Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes, Instituto Federal do Rio de Janeiro

    Doutorando em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

  • Maria Cristina do Amaral Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Nutes (UFRJ)

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Publicado

2025-08-21

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Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas

Categorias

Como Citar

Questões sociocientíficas em escolas situadas em áreas rurais brasileiras: o que nos contam as pesquisas. (2025). Revista Eixo, 14(2), e09. https://doi.org/10.19123/REixo.v14n2.09

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