Questões sociocientíficas em escolas situadas em áreas rurais brasileiras
o que nos contam as pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14n2.09Palavras-chave:
Questões Sociocientíficas, Escola Rural, Educação do campo, Ensino de Ciências.Resumo
Tornar os conhecimentos científicos contextualizados a partir do cotidiano dos estudantes, permitindo que criem significados e utilizem-se desses conhecimentos para as soluções de problemas de suas comunidades, ainda é um desafio para as aulas de ciências. Nas escolas de comunidades rurais, essa necessidade se torna mais evidente, uma vez que possuem especificidades. Deste modo, a inserção das questões sociocientíficas, no contexto da sala de aula de ciências, em todos os níveis educacionais, permite formar cidadãos sociocientificamente responsáveis e críticos. Assim, este artigo busca apresentar uma revisão de literatura contendo as inter-relações que as pesquisas têm realizado em escolas situadas em áreas rurais no que tange às questões sociocientíficas. Para tanto, realizou-se um levantamento da literatura utilizando-se um buscador acadêmico denominado BUSCAd. Para as buscas foram utilizados os descritores, questões sociocientíficas, escola rural e ensino de ciências, e critérios de inclusão e exclusão das obras. Foram analisadas nove obras, que apresentam reflexões sobre as especificidades das escolas situadas em regiões rurais, especialmente no que se refere à relação entre o ensino de ciências e a necessidade de contextualizar o conhecimento científico por meio das questões sociocientíficas. Essa abordagem revelou-se essencial para discutir transformações nas comunidades rurais. No entanto, os estudos indicam lacunas a serem exploradas para que se possa evidenciar, de fato, a autonomia dessas comunidades a partir da ação de seus próprios sujeitos.
Referências
BATISTA, L. H. C. (2019) Educação do campo e pedagogia da alternância: desafios e potencialidades para o ensino de ciências (Trabalho de Conclusão de Curso). Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
DALMOLIN, A. M. T. (2020) À sombra deste jacarandá: articulações entre ciências da natureza e educação do campo na formação docente (Tese). Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
DIONOR, G. A.; CONRADO, D. M.; MARTINS L. NUNES-NETO; N. F. (2020) Avaliando Propostas de Ensino Baseadas em Questões Sociocientíficas: Reflexões e Perspectivas para Ciências no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 20, p. 429–464.
GALVÃO, C.; REIS, P.; FREIRE, S. (2011) A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Ciência & Educação. v. 17, n. 3, p. 505-522.
GENOVESE, C. L. C.; PESSOA, J. M. (2013) Um relato de vivência com agrotóxicos de um ex-trabalhador rural: o papel social da ciência e da tecnologia e o ensino de ciências. Revista Educação, Cultura e Sociedade. v.3, n.2, p. 323-336.
JUNIOR, P. R. A. M.; FILHO, R. A. C. R. (2023) Aproximações entre o movimento CTS e a Pedagogia da Alternância no ensino de ciências contextualizado. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), Caldas Novas - GO,
MANSUR, D. R.; ALTOÉ, R. O. (2023) Ferramenta Tecnológica para Realização de Revisão de Literatura em Pesquisas Científicas. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, v.10, n. 1, p. 8-28.
MATOS, E. C. A. (2013) Ensino de ciências do alto sertão sergipano: a caatinga e suas significações para discentes, docentes e livros didáticos (Dissertação). Núcleo de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Sergipe.
MERCHÁN, N. Y. T.; PÉREZ, L. F. M. (2011) Desarrollo de pensamiento crítico em estudiantes de Fisioterapia, a partir del estudio de las implicaciones sociocientíficas de los xenobióticos. Tecné, Episteme y Didaxis. n. 29.
MEZALIRA, S. M. (2023) Da situação-limite agrotóxicos ao inédito-viável expresso pela agroecologia: compreensões e práticas de professores e estudantes de escolas do campo (Tese). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
NASCIMENTO, E. S. (2020) Desafios de professores no ensino de ciências: um olhar sobre a educação CTS em escolas de EJA no campo de Ubaíra – BA (Dissertação). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Estadual de Santa Cruz.
OLIVEIRA, F. S. (2022) Educação do Campo: uma metanálise sobre as abordagens e tendências da pesquisa na área da educação em ciências. In: COUTINHO, F. A.; SILVA, F. A. R.; FRANCO, L. G. VIANA, G. M. (Orgs). Tendências de Pesquisas para a Educação em Ciências. p. 252 – 272.
PARMIGIANI, J. (2023) “Uma escola igual à dos ricos”: A escola rural na visão dos atingidos por barragens do Rio Iguaçu (Dissertação). Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina.
RODRIGUES, L. G. R.; SILVA, S. C. (2022) Educação Científica com enfoque em CTSA. Ed. Intersaberes, ed. 1, 292 p.
SANTOS, W. R.; GALLETTI, R. C. A. (2023) História do Ensino de Ciências no Brasil: Do Período Colonial aos Dias Atuais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. 1-36.
TAVARES, N. R. C.; NOVAIS, J. S. (2021) “Você já estudou sobre aquecimento global na escola? Contrapontos de estudantes amazônidas do campo e da cidade.” Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 4, n. 2, p. 934-952.
WERNEK, S. D. N. O. (2022) Ensino de ciências e matemática a partir de questões sociocientíficas: temáticas e estratégias didáticas nas séries finais do ensino fundamental (Dissertação). Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Os dados trazidos nesse artigo não estão disponibilizados em nenhuma outra publicação disponível.
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes, Maria Cristina do Amaral Moreira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nos seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.