A inadequação da escola pública
desafios enfrentados pelos estudantes da EJA pela garantia do direito à aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.8Palavras-chave:
Direitos Humanos, Escola Pública, Aprendizagem, EJA, EmancipaçãoResumo
O presente estudo investiga como a inadequação da escola pública compromete a garantia do direito à aprendizagem e cidadania dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Distrito Federal e como esses desafios contribuem para a evasão escolar. A pesquisa é qualitativa e dialética, utilizando a hermenêutica de profundidade para análise dos dados, e foi realizada em uma escola pública no Riacho Fundo II, periferia de Brasília, no Distrito Federal, com coleta de dados entre os estudantes por meio de entrevistas em profundidade e encontros coletivos. Os resultados evidenciam diversos fatores que agravam a problemática da aprendizagem e cidadania na escola pública, como relações de poder, políticas educacionais inadequadas para a EJA, falta de material didático adequado, capacitação insuficiente de professores(as) e a dificuldade destes em lidar com a aprendizagem e cidadania dos estudantes, quando sua própria situação nesses aspectos está comprometida. O estudo aponta que o Distrito Federal falha na oferta de uma educação de qualidade para a EJA, privilegiando uma aprendizagem mecânica em detrimento do pensamento crítico e autônomo, com profissionais desmotivados e condições precárias de trabalho. Além disso, propõem-se soluções para fortalecer uma escola capaz de educar cidadãos emancipados, destacando a importância da mobilização coletiva pela educação pública de qualidade e a valorização dos professores nesse processo. Como base teórica, buscou-se autores renomados nos campos dos direitos humanos e da educação, tais como Paulo Freire, Pedro Demo, Arroyo, Gadotti, Di Pierro, Haddad, entre outros.
Referências
ARROYO, Miguel Gonzáles. (2005) Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.
BRASIL. (1996). Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. Dísponivel em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 14 de jan. 2023.
BRASIL. (1998) Constituição da República Federativa do Brasil de 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 14 de jan. 2023.
DEMO, Pedro. (2018) Atividades de aprendizagem: sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante [recurso eletrônico] / Pedro Demo. Campo Grande, MS: Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul – SED/MS, 2018. 180 p., 1,27 MB; e PDF.
_____________. (1995). Metodologia em Ciências Sociais/ 3 ed. rev, e ampl - S.P: Atlas.
_____________. (2008). Os Desafios da linguagem no século XXI. In: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2008. Cap. 4, p. 139.
_____________. (2001). Política pública de direitos humanos. Brasília: UnB.
_____________. (2002). Politicidade: Razão Humana- Campinas, SP. Papirus.
_____________. (1998). Questões para a teleducação. Petrópolis: Vozes.
DI PIERO, M. C.; JOIA, O.; Ribeiro, V. M. (2001). Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Caderno Cedes, ano XXI, nº. 55, Nov. 2001.
DISTRITO FEDERAL. (2014). Diretrizes Operacionais da EJA 2014/2017. Secretaria de Estado de Educação/Subsecretaria de Educação Básica. Brasília.
DISTRITO FEDERAL. (2020). Diretrizes Operacionais da EJA 2020. Secretaria de Estado de Educação/Subsecretaria de Educação Básica. Brasília.
FEIRE, Paulo. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
HADDAD, S; DI PIERRO, M. C. (2000). Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 108-130, mai./ago. 2000.
DISTRITO FEDERAL. (2021). Secretaria de Educação do Distrito Federal. (2021). Plano de Desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal 2021-2024. Brasília: Governo do Distrito Federal.
TAVARES, M. C. (2015). A Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal: Desafios e Perspectivas. Brasília: IPEA.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
dados disponibilizados
Licença
Copyright (c) 2024 Aldeisa Santos de Carvalho (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nos seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.