Corpos controlados, mentes controladas

aprendizagem inadequada para a alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.9

Palavras-chave:

Alfabetização, Aprendizagem Autoral, Escola, Controle

Resumo

O objetivo deste trabalho é problematizar as práticas educacionais direcionadas ao processo de alfabetização que desconsideram a autoria da criança em um contexto escolar que prioriza o controle dos corpos em detrimento ao desenvolvimento da alfabetização na perspectiva autoral. Tal percurso passa pela necessidade de compreender as habilidades apontadas como necessárias para que uma criança possa ser considerada alfabetizada. As discussões aqui propostas são embasadas na teoria da autoria da aprendizagem de Pedro Demo (2015), necessária para pensar a alfabetização na perspectiva autoral, e na teoria da docilização e controle dos corpos de Michel Foucault (1999), que, no contexto desta pesquisa, fundamenta a alfabetização domesticadora e gera, por sua vez, uma aprendizagem inadequada. Ainda como aportes teóricos que embasam o desenvolvimento deste trabalho, é importante citar as pesquisas de Demo (2018); Freire (1979); Franco; Martins (2021); Marsiglia (2011); Magda Soares (2003); Nóvoa (2022). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, fundamentada por Demo (2001; 2011); Oliveira (2008); Bogdan e Biklen (1994), e adota a observação participante (Yin, 2001) como método. Os resultados indicam que a escola, como está organizada, não favorece a autoria do aluno e, por isso, precisa ser recriada tendo em vista o objetivo de alfabetizar de forma autoral.

Biografia do Autor

  • Luciana Nogueira da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutorado em andamento Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania - UnB. Mestrado em educação pela Universidade de Brasília - Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de pesquisa: Currículo. Possui graduação em Pedagogia (2007) e em Letras - Língua Portuguesa / Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Goiás - Unidade de Campos Belos (2013). Possui pós-graduação em Metodologia do Ensino de História e Geografia (2009); Pós-graduação em EAD e Novas Tecnologias (2012), e; Pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Goiás (2013). É professora efetiva do Curso de Pedagogia, Curso de Letras e Assessora Pedagógica na Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária Campos Belos. Atuou em dois editais como Coordenadora de Área do Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência / MEC/CAPES/ UEG. Professora efetiva da Rede Municipal de Educação - Campos Belos - GO; Possui 20 anos de experiência na área de Educação Básica e 08 anos na formação de professor. Se dedica aos estudos dos Direitos Humanos, Alfabetização, Currículo e Estágio Supervisionado na formação de professores. 

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Publicado

2024-12-26

Declaração de Disponibilidade de Dados

Dados disponibilizados.

Edição

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Dossiê 2

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Como Citar

Corpos controlados, mentes controladas: aprendizagem inadequada para a alfabetização. (2024). Revista Eixo, 13(3), 79-88. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.9

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