A aplicação da Resolução de Problemas nas escolas da Educação Básica: Uma Revisão de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14.n3.09Keywords:
Metodologia Ativa; Aplicação na escola; Ensino de Ciências.Abstract
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma revisão de literatura que buscou analisar artigos científicos completos sobre a aplicação da metodologia de Resolução de Problemas com estudantes em sala de aula. Para isso, foi realizada uma busca em quatro periódicos Qualis A. O levantamento dos dados desta pesquisa ocorreu a partir da análise dos artigos publicados de 2013 a 2024. Esse levantamento foi desenvolvido pela busca dos títulos, resumos, palavras-chave e, em alguns casos, pela leitura parcial ou completa dos materiais publicados. As buscas se deram através de palavras-chave, agrupando-se inicialmente os trabalhos encontrados a partir da busca por “Ensino de Ciências” e “Ensino de Química”. Após, buscou-se, dentre os materiais encontrados, por “Resolução de Problema”, “Solução de Problema”, “Estudo de Caso” e “Aprendizagem Baseada em Problema”. A partir desses manuscritos, foram evidenciadas expressões recorrentes e organizadas categorias de análise com base na Análise de Conteúdo de Bardin, sendo elas: (i) Os principais conflitos evidenciados com a utilização de metodologias que envolvendo a resolução de problemas; (ii) Os principais benefícios encontrados aos estudantes com as aplicações; (iii) Os tipos de abordagens de pesquisa e instrumentos de produção de dados utilizados para avaliação dos trabalhos envolvendo RP. A partir da análise constatou-se que existe dificuldade de interpretação por parte dos estudantes, sendo um conflito evidenciado na análise dos textos. Quanto ao emprego de instrumentos de produção de dados, evidenciou-se uma variação dos mesmos, como o uso de relatórios, diários de bordo, gravações de áudio e questionários.
References
ÁVILA, R. A. Abordagem do Tema Agrotóxicos Através da Estratégia de Ensino Baseada em Estudo de Caso. Revista Debates em Ensino de Química, V. 6 n. 1, 2020.
BORGES, T.S; ALENCAR, G.; Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista; n° 04, p. 119-143, 2014.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, nº 22, v.8, 2003.
FERREIRA, L. O.; KRAISIG, A.; BRAIBANTE, M. E. F. Estudo de caso no ensino de química sobre a conservação dos alimentos. Revista Debates em Ensino de Química, v. 4 n. 2 (esp) (2018).
FRANCO-MARISCAL, A. J. Competencias científicas en la enseñanza y el aprendizaje por investigación. Un estudio de caso sobre corrosión de metales en secundaria. Enseñanza de las ciencias, V. 33 N. 2, 2015.
GAMA, J.C.N.B. O uso de metodologias alternativas no ensino de ciências. 2015. Disponível em: http://www.uniube.br/eventos/epeduc/2015/completos/21.pdf. Acesso em: 27 mai. 2016.
GIL. A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LEITE, L.; ESTEVES, E. Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas na licenciatura em ensino de física e química. In: Silva, B. & Almeida, L. Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga: 2005. Atas...Braga: Universidade do Minho, 2005.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária - EPU EPU, 1987.
MEDEIROS, D. R; GOI, M. E. J. A Resolução de Problemas articulada ao Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 6 n. 1, 2020.
MITRE, S. M.; SIQUEIRA, B. R.; MORAIS, N. M.; MEIRELLES, C. A. B.; PINTO, C.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L. M. A. (2008) Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, v.3, n.2, 2133-2144, 2008.
NASCIMENTO, T. E; COUTINHO, C. Metodologias ativas de aprendizagem e o ensino de ciências. Rev. MULTICIÊNCIA, v.2, n.3, 2017.
OLIVEIRA, I. S.; BOCCARDO, L.; JUCÁ-CHAGAS, R. Análise de uma prática pedagógica, com vistas para a zoologia evolutiva, baseada na solução de problemas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, V. 16, Nº 3, 516-539, 2017.
OLIVEIRA, D. T.; OLIVEIRA, F. V.; CANDITO, V. Aprendizagem Baseada em Problemas, Aliada a Temática “Chás”, no Ensino De Funções Orgânicas: Uma Intervenção do PIBID na Escola. Experiências em Ensino de Ciências, v.16, n.1, 2021.
Downloads
Published
Data Availability Statement
Declaramos que disponibilizamos os nossos dados de pequisa. O acesso pode ser via plataforma lattes, orcid...
How to Cite
License
Copyright (c) 2025 Dhulya Trindade de Oliveira, MARA ELISANGELA JAPPE GOI (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nos seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.










