A inadequação da escola pública
desafios enfrentados pelos estudantes da EJA pela garantia do direito à aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.8Palabras clave:
Direitos Humanos, Escola Pública, Aprendizagem, EJA, EmancipaçãoResumen
O presente estudo investiga como a inadequação da escola pública compromete a garantia do direito à aprendizagem e cidadania dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Distrito Federal e como esses desafios contribuem para a evasão escolar. A pesquisa é qualitativa e dialética, utilizando a hermenêutica de profundidade para análise dos dados, e foi realizada em uma escola pública no Riacho Fundo II, periferia de Brasília, no Distrito Federal, com coleta de dados entre os estudantes por meio de entrevistas em profundidade e encontros coletivos. Os resultados evidenciam diversos fatores que agravam a problemática da aprendizagem e cidadania na escola pública, como relações de poder, políticas educacionais inadequadas para a EJA, falta de material didático adequado, capacitação insuficiente de professores(as) e a dificuldade destes em lidar com a aprendizagem e cidadania dos estudantes, quando sua própria situação nesses aspectos está comprometida. O estudo aponta que o Distrito Federal falha na oferta de uma educação de qualidade para a EJA, privilegiando uma aprendizagem mecânica em detrimento do pensamento crítico e autônomo, com profissionais desmotivados e condições precárias de trabalho. Além disso, propõem-se soluções para fortalecer uma escola capaz de educar cidadãos emancipados, destacando a importância da mobilização coletiva pela educação pública de qualidade e a valorização dos professores nesse processo. Como base teórica, buscou-se autores renomados nos campos dos direitos humanos e da educação, tais como Paulo Freire, Pedro Demo, Arroyo, Gadotti, Di Pierro, Haddad, entre outros.
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