MODELAGEM MATEMÁTICA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Aparecida Gasquez Sousa, Márcia Rosa Uliana

Resumo


O presente relato trata de uma situação de Modelagem Matemática que se desenvolveu de forma interdisciplinar, envolvendo conteúdos de matemática e de geografia, com uma turma de terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Rondônia, Campus Colorado do Oeste. Esse estudo ocorreu nos meses de dezembro de 2011 e janeiro de 2012 e teve como objetivo promover a aprendizagem de estatística, bem como de questões referentes à fome no Brasil, de modo significativo e pautado em situações reais.  Foi proposto e desenvolvido um trabalho de coleta e análise de dados dos custos e da origem (local de produção) dos itens que integram a cesta básica nas cidades de Colorado do Oeste, Buritis, Cerejeiras, Costa Marques e Porto Velho. Colorado do Oeste apresentou o maior valor médio da cesta básica, R$ 231,49, enquanto que Buritis apresentou o menor valor, R$196,16. Também foi possível obter o custo médio da cesta básica do estado de Rondônia, sendo que esse ficou entre os seis mais baixos quando comparado às localidades em que o DIEESE realiza pesquisa. Além dos resultados apresentados, esse trabalho contemplou os princípios de interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos de matemática e de geografia, que são defendidos por estudiosos da educação como mecanismos que contribuem para o envolvimento e o interesse dos alunos nas atividades escolares.

 

 


Palavras-chave


Modelagem matemática; cesta básica; Rondônia; contextualização.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v1i2.64