Formação de Professores e Inteligência Artificial

estudo sobre desafios e possibilidades a partir das realidades brasileira e colombiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v14n2.02

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Formação de professores, Trabalho docente, Tecnologias educacionais

Resumo

A formação para o trabalho e a educação são dimensões intercomplementares, fundamentais para os processos produtivos da sociedade. A formação de professores insere-se nesse contexto, uma vez que o trabalho docente é central para melhores processos de ensino e aprendizagem. A emergência das tecnologias digitais, especialmente da Inteligência Artificial (IA), tem impactado a formação docente e as relações entre educação e trabalho, impulsionando modelos de ensino mediados por plataformas digitais. A presente pesquisa analisou, por meio de um questionário aplicado no Brasil e na Colômbia e respondido por mais de 265 sujeitos, em um estudo qualitativo, a relação entre o uso da IA e o trabalho docente, considerando o papel ativo do professor na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, buscou-se identificar as habilidades e conhecimentos tecnológicos de professores do Ensino Básico em ambos países no uso da IA em sala de aula. Como resultado, pode-se considerar que o conhecimento sobre IA entre professores ainda é limitado, apesar da percepção positiva sobre seu potencial educacional. Como conclusão, destacam-se desafios como formação insuficiente, desigualdade de acesso e privacidade de dados.

Biografia do Autor

  • Alex Fernando Buitrago, Université Grenoble Alpes

    Doutor em Ciências da Gestão na Université Grenoble Alpes

  • Cláudio Nei Nascimento da Silva, Instituto Federal de Brasília

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB)

  • Roberta Flaborea Favaro, Universidade Autônoma de Barcelona

    Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB)

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Publicado

2025-07-21

Edição

Seção

Dossiê 1

Categorias

Como Citar

Formação de Professores e Inteligência Artificial: estudo sobre desafios e possibilidades a partir das realidades brasileira e colombiana. (2025). Revista Eixo, 14(2), e02. https://doi.org/10.19123/REixo.v14n2.02

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