Integrando sustentabilidade ao Ensino Superior

cultivo de mudas no Instituto Federal de Brasília para a recuperação do Cerrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.13

Palavras-chave:

Mudas de plantas, Atividades complementares, Distrito Federal, Cerrado, Instituto Federal de Brasília

Resumo

Ao longo da trajetória acadêmica, o Instituto Federal de Brasília tem como princípio formar uma população estudantil qualificada e engajada com a sociedade. No entanto, simplesmente seguir o plano de ensino e suas disciplinas não é suficiente para fomentar o desenvolvimento das habilidades ambientais e sociais dos estudantes no decurso da aquisição do conhecimento. Por outro lado, as atividades complementares obrigatórias são limitadas e muitas vezes carecem de motivação para sua realização. O objetivo deste estudo é propor o incentivo ao cultivo de mudas de plantas referente à realização da prática como atividade complementar obrigatória, visando maior comprometimento em atividades extracurriculares de relevância acadêmica, social e ambiental por meio do envolvimento dos estudantes do ensino superior do Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adota uma abordagem exploratória e revisão bibliográfica. Para sua realização, foram empregadas técnicas de coleta de dados, incluindo a análise bibliográfica e documental. A análise temporal abrangeu trabalhos publicados entre 2018 e 2023. Infere-se do estudo a necessidade de investigações sobre a ligação entre a procrastinação estudantil e a motivação acadêmica relacionadas às atividades complementares obrigatórias.

Biografia do Autor

  • Henrique Viana Dias, Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília

    Graduando do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

  • Ariana Lima Freitas, Fundação Bradesco

    Especialista em Docência em Educação Superior e Profissional.

  • Marcos Paulo Ferreira da Silva, Instituto Federal de Brasília (IFB)

    Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Referências

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Publicado

2024-12-26

Declaração de Disponibilidade de Dados

Disponibilizo os dados da pesquisa para avaliação.

Como Citar

Integrando sustentabilidade ao Ensino Superior: cultivo de mudas no Instituto Federal de Brasília para a recuperação do Cerrado. (2024). Revista Eixo, 13(3), 122-129. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.13

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