Factors related to young people's feelings when caring for elderly people

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.2

Keywords:

education, caregiver, elderly person, education; intergenerational relationships

Abstract

It is assumed that 2% of adolescents residing in developed countries have responsibilities to care for a family member. The role of adolescents in caregiving stands out and is associated with positive or negative outcomes. Therefore, it is significant to reflect on the young person's feelings while taking care of the elderly and their intergenerational relationships. The study aims to investigate the positive and negative impacts of caregiving provided by young people, aged 15 to 17, caring for the elderly, conducted by students from the Public High School and Technical School of Ceilândia - Federal District-DF. A cross-sectional, quantitative, and descriptive study was conducted using the PANOC-YC20 self-report measurement instrument "Positive and Negative Care Outcomes," originally in English, cross-culturally adapted to Brazilian Portuguese. The electronic questionnaire was answered on Google Forms. In the descriptive study, 352 students recognized as Young Caregivers (YC) were investigated, with 60.90% female, 37.70% male, 0.28% gender fluid, and 1.12% non-binary. Few negative feelings were reported, and there were many reports of positive feelings, indicating that YCs experience more positive emotions than negative ones when caring for the elderly. Further studies on the emotional outcomes of young caregivers for the elderly are recommended order to develop public policies addressing emotional and sentimental bonds involving intergenerational relationships. These policies could contribute to improving the quality of life and well-being for both the young caregiver and the person being cared for.

Author Biographies

  • Jane Karla Alves Leite dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

    Mestra Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (2023). Pós-graduação em Gestão Escolar na Universidade de Brasília - UNB (2009). Pós-graduação em Docência no Ensino Superior na Universidade Cândido Mendes (2009). Graduada em Pedagogia - Habilitação Magistério (1997) e Habilitação Orientação Educacional (1998) pelo Centro Universitário de Brasília - CEUB. Concursada em Orientação Educacional pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (2000). Tem experiência como Orientadora Educacional em escolas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, professora do Ensino Fundamental primeiro segmento em escola particular (6 anos). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional.

  • Vicente Paulo Alves, Universidade Católica de Brasília

    Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1998), mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma - Itália (1991) e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). É professor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (Mestrado e Doutorado). Leciona no curso de graduação em Medicina, as disciplinas de formação humana e étical. É professor de ensino superior desde 1991, nas áreas de Qualidade de Vida e Envelhecimento, Ética, Bioética, Ciência da Religião. Membro fundador e pesquisador da Rede Brasileira de Certificação Pesquisa e Inovação - RBCIP. Realiza pesquisas entre as Redes RIES-LAC (Red Interuniversitaria de Envejecimiento Saludable para Latinoamérica y el Caribe), REPRINTE (Rede dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares sobre Envelhecimento), com os pesquisadores da Università di Padova (Itália), na área de Bioestatística, onde realizou o Pós-Doutorado em 2020). É professor do núcleo permanente na Linha de Pesquisa 1 (Saúde, Funcionalidade no Envelhecimento) e Linha 2 (Sociedade, Tecnologia e Inovação Gerontológica) do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, realizando pesquisas em pesquisas na área envelhecimento e religiosidade, Políticas Públicas para o envelhecimento, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) pelos idosos.

  • Alessandra Ribeiro Ventura Oliveira, Universidade Católica de Brasília

    Possui mestrado em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (2009) e doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente é Profa. do Programa de Pós Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília - e de Práticas em Pediatria - Medicina da Universidade Católica de Brasília . Pediatra - Secretaria da Saúde do Distrito Federal- SES/DF. Pesquisadora colaboradora "The Susy Safe project" desde 2018. Pós-doutoranda do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Gerontologia.

  • Francine Golghetto Casemiro, Universidade Católica de Brasília

    Bacharel em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na UFSCar. Doutora em Ciências pelo Programa Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (SP) da Universidade de São Paulo (USP). Membro da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), da Rede de Programas Interdisciplinares em Envelhecimento (REPRINTE) e da Red Interuniversitaria de Envejecimiento Saludable, Latinoamérica y Caribe (RIES-LAC). Foi consultora Sênior da região Centro-Oeste do Projeto "Qualificação da atenção ofertada às pessoas idosas na atenção primária à saúde" da UFSCar em parceria com o Ministério da Saúde. Docente e Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. 

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Published

2024-12-26

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Data provided

Issue

Section

Dossiê 1

Categories

How to Cite

Factors related to young people’s feelings when caring for elderly people. (2024). Revista Eixo, 13(3), 16-25. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n3.2

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