ChatGPT
Transforming Education and Healthcare Landscapes
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14.n1.3Palavras-chave:
Inteligência artificial, Educação em Saúde, Aprendizado Automático, TecnologiaResumo
A inteligência artificial (IA), incluindo o ChatGPT, tem experimentado um crescimento significativo e uma adoção generalizada em diversos setores, como medicina, agricultura, finanças e educação. Na área da saúde, algoritmos de IA desempenham um papel crucial em tarefas como diagnóstico médico, detecção de câncer e desenvolvimento de medicamentos, levando a avanços em ferramentas de diagnóstico autônomas. Este estudo foca em explorar a utilização do ChatGPT na educação, particularmente em aplicações na área da saúde, à medida que ele se integra cada vez mais em ambientes acadêmicos. Além disso, avalia criticamente seu uso em contextos semiacadêmicos, examinando suas implicações. Classificado como pesquisa exploratória, este estudo visa fornecer insights abrangentes, analisando artigos publicados nos últimos cinco anos. As obras escolhidas foram examinadas, empregando critérios pré-definidos de inclusão e exclusão para curadoria de textos para o estudo. O ChatGPT demonstra grande potencial na educação e nas ciências médicas, com aplicações como aprimoramento de pesquisas, correção de textos e aprendizado de idiomas, otimizando tarefas e economizando tempo. No campo da saúde, interfaces digitais estão surgindo como alternativas viáveis para tornar o diagnóstico e tratamento psiquiátrico mais acessíveis e econômicos, oferecendo suporte e terapia. No entanto, essas ferramentas ainda não podem diagnosticar com precisão condições de saúde mental ou fornecer tratamentos detalhados. Portanto, o ChatGPT deve ser visto como uma ferramenta complementar e não como substituta das capacidades humanas.Transforming Education and Healthcare Landscapes.
Referências
ALI, J. K. M.; SHAMSAN, M. A. A.; HEZAM, T. A.; MOHAMMED, A. A. Impact of ChatGPT on learning motivation: teachers and students' voices. Journal of English Studies in Arabia Felix, v. 2, n. 1, p. 41-49, 2023. https://doi.org/10.56540/jesaf.v2i1.51
AGTECHER. How OpenAI and ChatGPT can be used in Agriculture. 2022. Available in: https://agtecher.com/es/how-openai-and-chatgpt-can-be-used-in-agriculture/ (Accessed May 10, 2024).
ARIPIN, Z.; MATRIADI, F.; ERMEILA, S. Optimization of worker work environment, robots, and marketing strategy: the impact of digital-based spatiotemporal dynamics on human resource management (HRM). Journal of Jabar Economic Society Networking Forum, v. 1, n. 3, p. 33-49, 2024. Available in: https://jesocin.com/index.php/jesocin/article/view/15 (Accessed May 10, 2024).
BALCOMBE, L.; DE LEO, D. Digital mental health challenges and the horizon ahead for solutions. JMIR Mental Health, v. 8, n. 3, e26811, 2021. https://doi.org/10.2196/26811
BHINDER, B.; GILVARY, C.; MADHUKAR, N. S.; ELEMENTO, O. Artificial intelligence in cancer research and precision medicine. Cancer discovery, v. 11, n. 4, p. 900-915, 2021. https://doi.org/10.1158/2159-8290.CD-21-0090
BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei no 21, de 2020. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2020. Available in: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2236340 (Accessed May 10, 2024).
CABITZA F.; LOCORO, A.; BANF, G. Machine learning in orthopedics: a literature review. Front Bioeng Biotechnol, v. 6, p. 75, 2018. https://doi.org/10.3389/fbioe.2018.00075
COTTON, D. R.; COTTON, P. A.; SHIPWAY, J.R. Chatting and cheating: Ensuring academic integrity in the era of ChatGPT. Innovations in Education and Teaching International, v. 61, n. 2, p. 228-239, 2024. https://doi.org/10.1080/14703297.2023.2190148
FAYED, A. M.; MANSUR, N. S. B.; DE CARVALHO, K. A.; BEHRENS, A.; D’HOOGHE, P.; CESAR NETTO, C. Artificial intelligence and ChatGPT in Orthopaedics and sports medicine. Journal of Experimental Orthopaedics, v. 10, n. 1, p. 74, 2023. https://doi.org/10.1186/s40634-023-00642-8.
FERNANDES, C. D.; BEZERRA, C. A. M.; AQUINO, S. C. S.; VIANA, D. C. (2024). Uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como metodologia complementar no ambiente acadêmico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 6, n. e11078, p. 1-17, 2024. https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e11078
FREIRE, P. Ação cultural: Para a liberdade e outros escritos. Editora Paz e terra, 2014.
GARCÍA-PEÑALVO, F. J. The perception of Artificial Intelligence in educational contexts after the launch of ChatGPT: Disruption or Panic?. 2023. https://doi.org/10.14201/eks.31279
GUALBERTO, R. ChatGPT Direto ao Ponto: Como dominar o prompt de maneira eficaz. RENATO GUALBERTO SILVA, 2023.
HALAWEH, M. ChatGPT in education: Strategies for responsible implementation. Contemporary Educational Technology, v. 15, 2023.
IQBAL, M. J.; JAVED, Z.; SADIA, H.; QURESHI, I. A.; IRSHAD, A.; AHMED, R.; SHARIFI-RAD, J. Clinical applications of artificial intelligence and machine learning in cancer diagnosis: looking into the future. Cancer cell international, v. 21, n. 1, p. 270, 2021. https://doi.org/10.1186/s12935-021-01981-1
IRIGARAY, H. A. R.; STOCKER, F. (Eds.). ChatGPT: um museu de grandes novidades. Cadernos EBAPE, v. 21, n. 1, e88776, 2023. https://doi.org/10.1590/1679-395188776
ISLAM, I.; ISLAM, M. N. Opportunities and challenges of ChatGPT in academia: A conceptual analysis. Authorea Preprints., 2023. https://doi.org/10.22541/au.167712329.97543109/v1
JAVAID, M.; HALEEM, A.; SINGH, R. P.; KHAN, S.; KHAN, I. H. Unlocking the opportunities through ChatGPT Tool towards ameliorating the education system. Bench Council Transactions on Benchmarks, Standards and Evaluations, v. 3, n. 2, p. 100115, 2023. https://doi.org/10.1016/j.tbench.2023.100115
KASNECI, E.; SEßLER, K.; KÜCHEMANN, S.; BANNERT, M.; DEMENTIEVA, D.; FISCHER, F.; ... & KASNECI, G. ChatGPT for good? On opportunities and challenges of large language models for education. Learning and individual differences, v. 103, p. 102274, 2023. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2023.102274
KAUFMAN, D. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?. Estação das letras e cores EDI, 2019.
LEMAÎTRE, G.; MARTÍ, R.; FREIXENET, J.; VILANOVA, J.C.; WALKER, P.M.; & MERIAUDEAU, F. Computer-aided detection and diagnosis for prostate cancer based on mono and multi-parametric MRI: a review. Computers in biology and medicine, v. 60, p. 8-31, 2015. https://doi.org/10.1016/j.compbiomed.2015.02.009
LÉVY, P. O Que É Virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.
LU, Y. Artificial intelligence: a survey on evolution, models, applications and future trends. Journal of Management Analytics, v. 6, n. 1, p. 1-29, 2019. https://doi.org/10.1080/23270012.2019.1570365
LU, Y.; DA XU, L. Internet of Things (IoT) cybersecurity research: A review of current research topics. IEEE Internet of Things Journal, v. 6, n. 2, p. 2103-2115, 2018. https://doi.org/10.1109/JIOT.2018.2869847
LUND, B.; AGBAJI, D.; TEEL, Z. A. Information literacy, data literacy, privacy literacy, and ChatGPT: Technology literacies align with perspectives on emerging technology adoption within communities. Human Technology, v. 19, n. 2, p. 163-177, 2023. https://doi.org/10.14254/1795-6889.2023.19-2.2
MEGAHED, F. M.; CHEN, Y. J.; FERRIS, J. A.; KNOTH, S.; JONES-FARMER, L. A. How generative AI models such as ChatGPT can be (mis) used in SPC practice, education, and research? An exploratory study. Quality Engineering, v. 36, n. 2, p. 287-315, 2024. https://doi.org/10.1080/08982112.2023.2206479
MHLANGA, D. Open AI in education, the responsible and ethical use of ChatGPT towards lifelong learning. In: FinTech and Artificial Intelligence for Sustainable Development. Sustainable Development Goals Series (pp. 387-409). Cham: Springer Nature Switzerland, 2023. https://doi.org/10.1007/978-3-031-37776-1_17
MONTEIRO, J.C.S. Assistente ChatGPT na educação: possibilidades e desafios. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 6, p. 2899-2906, 2023. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10482
MOSCOVE, S. A.; SIMKIN, M. G.; BAGRANOFF, N. A.; GOLDSCMIDT, G. G. Sistemas de informações contábeis. Atlas, 2002.
MU, Y.; HE, D. The Potential Applications and Challenges of ChatGPT in the Medical Field. International Journal of General Medicine, p. 817-826, 2024. https://doi.org/10.2147/IJGM.S456659
QUISPE-JULI, C. U.; KIRSCHBAUM, J. P.; CACERES-ALBAN, J.; UGAS-CHARCAPE, C. F. Explorando la viabilidad de la integración de la inteligencia artificial en la atención médica pediátrica: Un estudio preliminar con ChatGPT. Investigación e Innovación Clínica y Quirúrgica Pediátrica, v. 1, n. 1, p. 14-23, 2023. https://doi.org/10.59594/iicqp.2023.v1n1.5
RAJKOMAR, A.; OREN, E.; CHEN, K.; DAI, A. M.; HAJAJ, N.; HARDT, M.; ... & DEAN, J. Scalable and accurate deep learning with electronic health records. NPJ digital medicine, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2018. https://doi.org/10.1038/s41746-018-0029-1
RAMOS, M. C.; GOMES, D. F.; MELLO, N. F. D.; SILVA, E. N. D.; BARRETO, J. O. M.; SHIMIZU, H. E. Big Data e Inteligência Artificial para pesquisa translacional na Covid-19: revisão rápida. Saúde em Debate, v. 46, p. 1202-1214, 2023. https://doi.org/10.1590/0103-1104202213518
RAVÌ, D.; WONG, C.; DELIGIANNI, F.; BERTHELOT, M.; ANDREU-PEREZ, J.; LO, B.; YANG, G. Z. Deep learning for health informatics. IEEE journal of biomedical and health informatics, v. 21, n. 1, p. 4-21, 2016. https://doi.org/10.1109/JBHI.2016.2636665
RUDOLPH, J.; TAN, S.; TAN, S. ChatGPT: Bullshit spewer or the end of traditional assessments in higher education?. Journal of applied learning and teaching, v. 6, n. 1, p. 342-363, 2023. https://doi.org/10.37074/jalt.2023.6.1.9
SALLAM, M. The utility of ChatGPT as an example of large language models in healthcare education, research and practice: Systematic review on the future perspectives and potential limitations. MedRxiv, p. 2023-02, 2023. https://doi.org/10.1101/2023.02.19.23286155
SALVI, M.; MEIBURGER, K. M.; MOLINARI, F. Softmax-Driven Active Shape Model for Segmenting Crowded Objects in Digital Pathology Images. IEEE Access, v. 12, p. 30824-30838, 2024. https://doi.org/10.1109/ACCESS.2024.3369916
SILVA, J. A. S.; MAIRINK, C. H. P. Inteligência artificial. LIBERTAS: Revista de Ciênciais Sociais Aplicadas, v. 9, n. 2, p. 64-85, 2019. Available in: https://famigvirtual.com.br/famig-libertas/index.php/libertas/article/view/247/230 (Accessed March 11, 2024).
SILVA, E. A.; AQUINO, S. C. S.; BEZERRA, C. A. M.; VIANA, D. C. Tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem. Revista Científica Sigma, v. 4, n. 4, p. 154-164, 2023a.
SILVA, N. M.; SILVA, I. R.; ACIOLY, T. M. D. S.; VIANA, D. C. (2023). Modelo de negócios baseado na Internet das Coisas: uma análise das oportunidades de novos negócios–revisão de literatura. Interações (Campo Grande), v. 24, n. 2, p. 717-726, 2023b.
SINGH, O. P. Artificial intelligence in the era of ChatGPT-Opportunities and challenges in mental health care. Indian Journal of Psychiatry, v. 65, n. 3, p. 297-298, 2023. 10.4103/indianjpsychiatry.indianjpsychiatry_112_23
VELÁSQUEZ, F. R. O ChatGPT na pesquisa em Humanidades Digitais: Oportunidades, críticas e desafios. TEKOA, v. 2, n. 2, 2023. Available in: https://revistas.unila.edu.br/tekoa/article/view/3711/3308 (Accessed May 11, 2024).
VICARI, R. M. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030: sumário excutivo, 2018.
ZHAI, X. ChatGPT user experience: Implications for education, 2022. Available at SSRN 4312418. https://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4312418
ZHANG, C.; LU, Y. Study on artificial intelligence: The state of the art and future prospects. Journal of Industrial Information Integration, v. 23, p. 100224, 2021. https://doi.org/10.1016/j.jii.2021.100224
ZHANG, Y.; FENG, H.; ZHAO, Y.; ZHANG, S. Exploring the Application of the Artificial-Intelligence-Integrated Platform 3D Slicer in Medical Imaging Education. Diagnostics, v. 14, n. 2, p. 146, 2024. https://doi.org/10.3390/diagnostics14020146
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Os dados estão disponíveis mediante simples solicitação.
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Eliesio José Veras dos Santos, Thiago Machado da Silva Acioly, Iracema Rocha da Silva, Diego Carvalho Viana (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nos seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.