O perfil dos técnicos administrativos em educação que executam pesquisas no IFMT - 2019 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.5Palabras clave:
Profissional de ensino, projetos de pesquisa, educadorResumen
A carreira do Técnico Administrativo em Educação (TAE) é marcada por dualidades, lutas e movimentos paredistas, além da invisibilidade nas instituições de ensino na qual desempenham atividades fundamentais para garantir uma educação de qualidade. O presente artigo resulta da investigação acerca da atuação dos TAEs em projetos de iniciação científica. O objetivo aqui proposto é catalogar o perfil dos TAEs que participaram de projetos de iniciação científica selecionados nos editais publicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES) entre os anos 2019 a 2023 no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Os procedimentos metodológicos executados foram quantitativos e de base documental. Para a análise dos dados, adotou-se o método Análise Exploratória dos Dados, com o uso de variáveis qualitativas nominais e ordinárias. Os resultados alcançados indicam reduzida participação dos servidores TAEs em projetos de pesquisa contemplados em editais internos do IFMT e, dos que participam, um grande número é de doutores e mestres.
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