Reflections on Continuing Education in Critical Environmental Education Based on the Teacher Training Course "Environmental Edu-Action"

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.11

Keywords:

Critical Environmental Education, Continuing Education, Teaching Practice, Interdisciplinary teaching.

Abstract

This study analyzes the contributions of a continuing training course in Critical Environmental Education (EAC) to the reframing of pedagogical practices and theoretical understandings of Basic Education teachers. The "Environmental Education-Action" course, based on Critical Theories and Freirean Pedagogy, was developed as an educational product for a Professional Master's Degree and structured into four pedagogical workshops. The methodology adopted was Action Research, linked to content analysis, with the participation of nine teachers from the Final Years of Elementary and High School. The results demonstrate that, after the course, the teachers expanded their conception of EAC, moving from a conservationist and fragmented vision to a sociopolitical and interdisciplinary approach. Furthermore, they reported concrete changes in teaching practice, such as the adoption of active methodologies (example: photo walk and oral research) and the use of generating themes in the approach to EE in the classroom. However, challenges such as lack of time for planning and insufficient institutional support were highlighted as obstacles to the implementation of these practices. It is concluded that continued training based on EAC enhances the articulation between theory and practice, promoting more contextualized, interdisciplinary and emancipatory teaching.

Author Biographies

  • Clayton Tôrres Felizardo, UERJ / Professor

    Professor Substituto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (DAEE). Atua como Professor-tutor a Distância da pós-graduação em Educação Especial e Inovação Tecnológica (UFRRJ), e também como Tutor Presencial da graduação em Ciências Biológicas (UERJ/CEDERJ) das disciplinas de Elementos da Ecologia e Conservação, Botânica 1, Instrumentação para o Ensino de Ciências e Educação Ambiental. Mestre em Educação Básica (UERJ). Pós-graduando em Educação Ambiental (UFPEL); e Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI). Possui pós-graduações em: Educação Inclusiva (IFMG); Educação a Distância (IFRO); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (UFPI); e Ensino de Ciências e Biologia (UFRJ). Graduado em Ciências Biológicas (UERJ). Possui experiência como bolsista de Iniciação Científica em Bioquímica (UFRRJ). Foi bolsista do PIBID CAPES UERJ na área de Educação Especial Inclusiva, desenvolvendo experimentos e também jogos adaptados e interdisciplinares de Biologia, Química e Física. Membro do grupo de pesquisa Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química e Biologia na Escola Básica. Foi Mediador Acadêmico (2022.1-2023.2) da pós-graduação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (UERJ). (Texto informado pelo autor)

  • Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto , UERJ/Professora

    Possui graduação em Física, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez pós-doutorado em Física, na área de Teoria Quântica de Campos, na modalidade de fixação de recém-doutor, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, também na área de Teoria Quântica de Campos. Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Dedicação Exclusiva, atuando na Educação Básica e na Educação Superior. Tem experiência acadêmica na área de Física , com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: Teoria Supersimétrica de Chern-Simon-Kalb-Ramon, Cordas Cósmicas, Teorias com Derivadas de Ordem Superior, Quantização Simplética e Supersimetria. Ingressou como professora efetiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2005, sendo lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. A partir do ano de 2006 passou a atuar também nas áreas de História da Ciência e Ensino de Ciências da Natureza com ênfase, principalmente, nas linhas de História da Física, Formação de Professores, Ensino de Ciências em Espaços não-formais e a utilização de Metodologias Ativas nos Processos de Ensino e de Aprendizagem. Foi Coordenadora do Projeto PIBID Interdisciplinar 2014-2017, Campus Maracanã/Uerj. É Coordenadora do Projeto de Residência Pedagógica da área de Física desde 11/2020 - Campus Maracanã/Uerj. Coordenou o Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB), do qual é docente permanente, de maio de 2017 até agosto de 2020. De agosto de 2020 até o presente atua como coordenadora na Linha de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio do PPGEB. É líder do Grupo de Pesquisa: Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática na Educação Básica.

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Published

2025-04-30

How to Cite

Reflections on Continuing Education in Critical Environmental Education Based on the Teacher Training Course "Environmental Edu-Action". (2025). Revista Eixo, 14(1), 110-117. https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.11

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