Do acesso ao processo formativo

a política de infoinclusão pelo olhar dos estudantes do IFAL campus Santana do Ipanema/AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.6

Palavras-chave:

formação. infoinclusão. educação. IFAL, discentes.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a política pública de educação profissional do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, tomando como referência o processo formativo de infoinclusão por meio do protagonismo dos estudantes do Campus Santana do Ipanema- AL, ao usar os dispositivos tecnológicos no âmbito do cotidiano da escola e dos processos formativos que são vividos ou realizados com a mediação dos professores(as). Este artigo é resultante da pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes (UNIT). A metodologia utilizada neste estudo foi qualitativa, com uso de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontam que o acesso aos dispositivos digitais favorece a infoinclusão dos estudantes no Sertão de Alagoas, que passaram a manusear informações, dispositivos e metodologias de ensino, consolidando, assim, a aplicação da política pública de educação profissional com o uso das tecnologias digitais de infoinclusão. Por fim, as experiências relatadas pelos estudantes demonstram que a formação e a mediação com as tecnologias digitais foram capazes de abrir novos horizontes infoinclusivos e repertórios metodológicos aos discentes que se tornaram protagonistas da própria formação. 

Biografia do Autor

  • Jacques Fernandes Santos, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

    Doutor em Educação pela Universidade Tiradentes – UNIT. Professor do Instituto Federal de Alagoas – IFAL/Santana do Ipanema. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias e Contemporaneidade - GPETEC/UNIT/CNPq e do FORPEC- Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade UNEB/CNPq. E-mail: jacquesfs@hotmail.com

  • Andrea Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes - UNIT

    Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Salamanca - Espanha (2019). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes na linha de Pesquisa Educação e Formação Docente. Foi Supervisora de Tutoria do Núcleo de Educação a Distância na Universidade Tiradentes em Sergipe; Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância - UNIT. Foi presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Tiradentes no período 2012 a 2014. Coordenadora do ENADE do Grupo Tiradentes (2014 a 2017). Foi Gerente de Programas Acadêmicos do Grupo Tiradentes (2018 a 2021). Atua como técnica na Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE/SEDUC). Faz parte do Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Avaliação Educacional e Currículo atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas na Educação, Avaliação Educacional Currículo, Gestão Educacional e Formação Docente. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC).

  • Vinicius Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus VIII. Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação – GEPIED/UFS/CNPQ e do FORPEC- Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade UNEB/CNPq. E-mail: vssantos@uneb.br

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Do acesso ao processo formativo: a política de infoinclusão pelo olhar dos estudantes do IFAL campus Santana do Ipanema/AL. (2025). Revista Eixo, 14(1), 61-70. https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.6

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