Do acesso ao processo formativo
a política de infoinclusão pelo olhar dos estudantes do IFAL campus Santana do Ipanema/AL
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.6Palavras-chave:
formação. infoinclusão. educação. IFAL, discentes.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a política pública de educação profissional do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, tomando como referência o processo formativo de infoinclusão por meio do protagonismo dos estudantes do Campus Santana do Ipanema- AL, ao usar os dispositivos tecnológicos no âmbito do cotidiano da escola e dos processos formativos que são vividos ou realizados com a mediação dos professores(as). Este artigo é resultante da pesquisa de doutorado, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes (UNIT). A metodologia utilizada neste estudo foi qualitativa, com uso de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa apontam que o acesso aos dispositivos digitais favorece a infoinclusão dos estudantes no Sertão de Alagoas, que passaram a manusear informações, dispositivos e metodologias de ensino, consolidando, assim, a aplicação da política pública de educação profissional com o uso das tecnologias digitais de infoinclusão. Por fim, as experiências relatadas pelos estudantes demonstram que a formação e a mediação com as tecnologias digitais foram capazes de abrir novos horizontes infoinclusivos e repertórios metodológicos aos discentes que se tornaram protagonistas da própria formação.
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