PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.6Palavras-chave:
PIBID, DOCÊNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PAULO FREIRE, LIBÂNEOResumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), integrado à Política Nacional de Formação de Professores (2007) do Ministério da Educação, tem como objetivo contribuir com a iniciação à docência promovendo experiências práticas. Este estudo, então, discutiu a importância do PIBID para a formação de professores no Brasil, o propósito foi avaliar se o PIBID atingiu seus objetivos na formação de futuros professores com discussões sob uma perspectiva de Paulo Freire e Libâneo. Participaram da pesquisa 16 discentes do PIBID-IFB entre 2022 e 2024. Foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa por meio de entrevistas abertas analisadas com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). As entrevistas destacaram aspectos positivos do PIBID, evidenciando seu impacto na formação docente e a atuação na Educação Básica. Os resultados mostraram também a relevância do PIBID para a melhoria do ensino público no Brasil. Ficou claro que o PIBID complementa a formação dos professores e enriquece sua experiência prática, proporcionando um espaço para reflexão crítica, colaboração e desenvolvimento profissional. A análise impulsiona melhorias contínuas no programa, contribuindo para o aprimoramento da educação no país.
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 09 de março de 2024.
CARVALHO Diana Carvalho de; QUINTEIRO Jucirema. A formação docente e o PIBID: dilemas e perspectivas em debate. Entre Ver, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. i-xii, jan./jun. 2013. Acesso em 21 de março de 2024.
CARVALHO, Ângelo Pereira de. A importância do PIBID na formação docente sob a ótica de professores supervisores. 2013. vi, 41 f. Monografia (Licenciatura em Química) Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da libertação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. Cortez. 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
SCHÖN, Donald Alan. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
SILVA, Sandro da. A importância do PIBID para formação docente. Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura. v. 03 ago. 2017.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Valéria Pereira Soares, Maria Eduarda Alves Paes, Thalis de Camargos Rocha, Marina Neves Delgado (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nos seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.