A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA/CAMPUS BRASÍLIA SOBRE BEM-ESTAR NO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.5

Palavras-chave:

Felicidade, Bem-Estar, .Comportamentos, Emoções, Psicologia Positiva, IBET-13

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é realizar um diagnóstico de bem-estar no trabalho entre os professores do IFB-Campus Brasília.  Como objetivos específicos pretendeu-se verificar as fontes que contribuem para o bem-estar no trabalho,  apontadas pelos professores do Instituto Federal de Brasília-Campus Brasília e averiguar os aspectos negativos que interferem no bem-estar no trabalho,  na percepção dos docentes da instituição.  O bem-estar é conceituado como a satisfação com a vida, relacionado às emoções positivas,  aos relacionamentos saudáveis,  ao propósito e engajamento nas atividades.  Já o bem-estar no trabalho é caracterizado como as emoções e o estado mental positivo que se forma a partir dos vínculos que o trabalhador estabelece com o trabalho e com a organização a qual faz parte. A presente pesquisa utilizou metodologia quantitativa e descritiva. O instrumento utilizado foi a Escala IBET-13 - Inventário de Bem-Estar no Trabalho, que é composto por três escalas: satisfação no trabalho (ST), envolvimento com o trabalho (ET) e comprometimento organizacional afetivo (COA). Participaram do estudo 31 professores,  com idade entre 30 a 60 anos. Os dados foram analisados por meio de média simples. Os resultados apontaram nível de percepção de compromisso e satisfação no trabalho e envolvimento medianos. Conclui-se que, por apresentar esses três vínculos de maneira moderada, entende-se que faz necessário compreender as possíveis fontes de mal-estar para que se reforce a ligação dos docentes com o Instituto Federal de Brasília-Campus Brasília.  Além disso, há que se fortalecer as políticas e as práticas de gestão de pessoas na organização. 

Biografia do Autor

  • Silvana Fernandes Falcão, IFB Campus Brasília

    Tecnóloga em Gestão Pública

Referências

ACHOR, Shawn. O jeito Harvard de ser feliz. 1° Ed. São Paulo: Ed. Saraiva, 2012.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Editora Martin Claret, 2015.

BUDDE, Cristiane; SILVA, Natal. Impactos na percepção de felicidade no trabalho após um processo de redução nas políticas e nas práticas de gestão de pessoas, 2020.

DANNER, D. D., SNOWDON, D. A., & FRIESEN, W. V.(2021). Positive emotions in Earl Life and longevity: Fidings from the nunca study. Jornal of Personality and Social Psychology, 80(5), 804-813. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0022-3514.80.5.804. Acessi em 20 nov.23.

DIENER, E.Subjetive well-being. Psychological Bulletin, v.95, n.3, 1984.

FURTADO, Carla. Feliciência:Felicidade e Trabalho na ETA da complexidade. São Paulo: Ed. Atual, 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 7° Ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2022.

LAKATOS, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 9° Ed. São Paulo: Ed Atlas, 2021.

MARTINS, D. A. Considerações sobre a Qualidade de Vida no Trabalho e o Estresse Ocupacional. Revista Pensamento & Realidade, v. 34, n. 2, p. 92-118, mai./agora. 2019. Disponível em: https://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/deafa/qvaf/evolucao_cap14.pdf . Acesso em:03 out. 2018. e-ISSN: 2237-4418.

RODRIGUES, Mirian. Psicologia Positiva:dos conceitos à aplicação/organizadores MIRIAN Rodrigues e Douglas da Silveira Pereira - Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2021.

RYFF, C. D. (1989). Happiness isso everything, or is it? Explorations on the meaning of psychological well-being. Journal of Personality and Social Psychology, 1989.

SELIGMAN, Martin E. P. Felicidade Autêntica: Usando a nova Psicologia Positiva para a realização permanente. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2004.

SELIGMAN, Martin E. P. Florescer: Uma nova compreensão sobre a natureza da Felicidade e do Bem-Estar. 1° Ed Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2011.

SILVA, Érico Gabriel. Produções Científicas Nacionais sobre Felicidade no Trabalho: análise bibliométrica na plataforma Spell, no período de 2005 a 2020, 2021.

SILVA, Franklin Leopoldo e. Felicidade. 2° Ed. São Paulo: ed. Claridade, 2007.

SILVEIRA, Flávia Furtado Rainha. As representações sociais dos surdos e a construção das suas identidades. 2009. 422 f. , il. Tese de Doutorado, UnB.

SNYDER, Charles Richard; LOPEZ, Shane J. Psicologia Positiva: Uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Pirro Alegre. Editora: Artmed.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; PADOVAM Valquíria Aparecida Rossi. Bases teóricas de bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico e bem-estar no trabalho, 2008.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; ORENGO, Virginia; PEIRÓ, José M. Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2014.

SONNENTAG, S. Dynamics of well-being. Annual Review of Organizacional Psycologia, 2015.

ZELENSKI, J. , MURPHY, S. JENKINSI, D (2008). The happy-productive worker thesis revisited. Journal of Happiness Studies, v. 9, p. 521-537

Downloads

Publicado

2024-08-28

Declaração de Disponibilidade de Dados

Eu Silvana Fernandes Falcão,  autora do artigo em questão, junto com a minha orientadora Profa. Dra. Flávia Furtado Rainha Silveira,  assinamos documentos solicitando apenas o resumo do artigo no repositório da biblioteca, do IFB Campus Brasília.  O qual apenas o Resumo será exposto pelo período de 12 meses, até publicação,  depois deste período será disponibilizado na íntegra no repositório da biblioteca. 

Como Citar

A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA/CAMPUS BRASÍLIA SOBRE BEM-ESTAR NO TRABALHO. (2024). Revista Eixo, 13(2), 54-64. https://doi.org/10.19123/REixo.v13n2.5

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>