A filosofia da tecnologia e a formação de professores da educação profissional: algumas reflexões

Leila Cristina Aoyama Barbosa

Resumo


Este ensaio teórico busca apresentar algumas reflexões sobre a necessidade da inclusão da filosofia da tecnologia nos cursos de formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica. Para tanto, fará diálogos com alguns filósofos deste campo de conhecimento articulando suas ideias com os resultados obtidos em algumas investigações brasileiras sobre concepções docentes de tecnologia. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa e utilização da pesquisa bibliográfica como meio de investigação. As interlocuções realizadas, entre as teorias filosóficas e as pesquisas educacionais empíricas, indicam que os professores, de modo geral, apresentam visão acrítica de tecnologia, culminando na reafirmação do modelo tecnológico vigente, que aumenta as diferenças entre classes sociais e privilegia grupos como detentores da tomada de decisão sobre os aspectos tecnológicos.


Palavras-chave


formação de professores, concepções de tecnologia, educação profissional e tecnológica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19123/eixo.v2i2.114