Rupturas de Paradigmas na Educação de Jovens, Adultos, Idosos e Trabalhadores (EJAIT):

Uma Análise Crítica do Discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.8

Palavras-chave:

EJAIT, Ensino Remoto, Discurso, Pandemia, Reconfiguração Escolar

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral compreender como se deu a reconfiguração de uma escola em São Sebastião durante o período de isolamento social causado pela pandemia do vírus covid-19 (Sars-CoV-2). O recorte temporal da pesquisa abrange o período de 2020 a 2021, quando foram adotadas medidas para garantir que as alunas da Educação de Jovens, Adultos, Idosos e Trabalhadores (EJAIT) não ficassem sem aulas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com as estudantes, e os dados foram analisados sob a perspectiva teórico-metodológica de Fairclough (2001) e de Resende e Ramalho (2011), utilizando-se o método da Análise de Discurso Crítica (ADC). Os resultados da pesquisa apresentam: a) os desafios enfrentados durante o período de pandemia no que se refere  à relação aluno-professor, aluno-material didático e aluno-aprendizagem; b) as estratégias adotadas para possibilitar o acesso às aulas na modalidade remota, bem como a inserção e a familiarização com o uso das plataformas digitais para a continuidade do ensino durante a pandemia; c) como esse período de reconfiguração escolar refletiu na adaptação das alunas em relação à aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Beatriz Ângelo Padre Rocha, IFB

    28 anos, é licenciada em Letras - Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Brasília, campus São Sebastião, e pesquisadora na área de Linguística, com foco em Análise do Discurso. Atuou como estagiária revisora de texto na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Editora IFB do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Possui experiência em ministrar aulas de português desde a universidade, além de ter atuado como educadora social em sala de aula.

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Publicado

2025-04-30

Declaração de Disponibilidade de Dados

Todos os dados estão estão apresentados na pesquisa.

Como Citar

Rupturas de Paradigmas na Educação de Jovens, Adultos, Idosos e Trabalhadores (EJAIT):: Uma Análise Crítica do Discurso. (2025). Revista Eixo, 14(1), 79-87. https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.8

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