Rupturas de Paradigmas na Educação de Jovens, Adultos, Idosos e Trabalhadores (EJAIT):
Uma Análise Crítica do Discurso
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.8Palavras-chave:
EJAIT, Ensino Remoto, Discurso, Pandemia, Reconfiguração EscolarResumo
Este trabalho tem como objetivo geral compreender como se deu a reconfiguração de uma escola em São Sebastião durante o período de isolamento social causado pela pandemia do vírus covid-19 (Sars-CoV-2). O recorte temporal da pesquisa abrange o período de 2020 a 2021, quando foram adotadas medidas para garantir que as alunas da Educação de Jovens, Adultos, Idosos e Trabalhadores (EJAIT) não ficassem sem aulas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com as estudantes, e os dados foram analisados sob a perspectiva teórico-metodológica de Fairclough (2001) e de Resende e Ramalho (2011), utilizando-se o método da Análise de Discurso Crítica (ADC). Os resultados da pesquisa apresentam: a) os desafios enfrentados durante o período de pandemia no que se refere à relação aluno-professor, aluno-material didático e aluno-aprendizagem; b) as estratégias adotadas para possibilitar o acesso às aulas na modalidade remota, bem como a inserção e a familiarização com o uso das plataformas digitais para a continuidade do ensino durante a pandemia; c) como esse período de reconfiguração escolar refletiu na adaptação das alunas em relação à aprendizagem.
Referências
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social/ Norman Fairclough; Izabel Magalhães, coordenadora da tradução, revisão técnica e prefácio. Brasília : Editora Universidade de Brasília. 2001.
FAIRCLOUGH, Norman et al. Analysing discourse: Textual analysis for social research. Psychology Press, 2003.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre. Bookman, 2004.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva 30 anos depois: regressão social e hegemonia às avessas. Revista Trabalho Necessário, v. 13, n. 20, 2015.
FRIGOTTO, Gaudêncio. CAPITAL HUMANO . Dicionário da educação profissional em saúde. 2009. disponível em: <http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/caphum.htmlL>. Acesso em 21/12/2022.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. O Censo Escolar 2021: Divulgação dos Resultados. 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2021/apresentacao_coletiva.pdf Acesso em 29/12/22.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. PNAD Educação 2019: Mais da Metade das pessoas de 25 ou mais não completaram o ensino básico. Agência IBGE Notíticias. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio Acesso em: 21/12/2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS. Abandono escolar é oito vezes maior entre jovens de famílias mais pobres. Agência IBGE Notícias. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25883-abandono-escolar-e-oito-vezes-maior-entre-jovens-de-familias-mais-pobres Acesso em : 21/12/2022.
Luiz Dourado, Heleno Araújo e Walisson Araújo (Organizadores).Paulo Freire: atualidade e perspectivas para além da pandemia. / - [Meio Eletrônico] 2022.
PAIVA, Jane. Direito à educação de jovens e adultos: concepções e sentidos – UERJ
PAIVA, Jane. "Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos." Revista Brasileira de Educação 11 (2006):519-539.
PAIVA, Jane. Direito à educação de jovens e adultos: concepções e sentidos – UERJ
PAIVA, Jane. "Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos." Revista Brasileira de Educação 11 (2006):519-539.
RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso (para) a crítica. Campinas: Pontes editores, 2011.
RESENDE v; e RAMALHO v;. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes, v. 2, p. 223-243, 2011.
SAVIANI, Dermeval et al. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, p. 147-164, 1994.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Todos os dados estão estão apresentados na pesquisa.
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Beatriz Ângelo Padre Rocha (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nos seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.