Rupturas de Paradigmas na Educação de Jovens, Adultos, Idosos e Trabalhadores (EJAIT):
Uma Análise Crítica do Discurso
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.8Palabras clave:
EJAIT, Ensino Remoto, Discurso, Pandemia, Reconfiguração EscolarResumen
Este trabalho tem como objetivo geral compreender como se deu a reconfiguração de uma escola em São Sebastião durante o período de isolamento social causado pela pandemia do vírus covid-19 (Sars-CoV-2). O recorte temporal da pesquisa abrange o período de 2020 a 2021, quando foram adotadas medidas para garantir que as alunas da Educação de Jovens, Adultos, Idosos e Trabalhadores (EJAIT) não ficassem sem aulas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com as estudantes, e os dados foram analisados sob a perspectiva teórico-metodológica de Fairclough (2001) e de Resende e Ramalho (2011), utilizando-se o método da Análise de Discurso Crítica (ADC). Os resultados da pesquisa apresentam: a) os desafios enfrentados durante o período de pandemia no que se refere à relação aluno-professor, aluno-material didático e aluno-aprendizagem; b) as estratégias adotadas para possibilitar o acesso às aulas na modalidade remota, bem como a inserção e a familiarização com o uso das plataformas digitais para a continuidade do ensino durante a pandemia; c) como esse período de reconfiguração escolar refletiu na adaptação das alunas em relação à aprendizagem.
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