Sarau Literário
uma análise da funcionalidade da contação de histórias aplicada à educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.10Palabras clave:
contação de histórias, prática educativa, saber, leitura, tradição popularResumen
Este artigo é parte de um trabalho de conclusão de curso desenvolvido como requisito para a obtenção do título de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e aplicada que objetivou compreender como a prática educativa da contação de histórias e o ato de narrar podem influenciar o desenvolvimento do saber e incentivar a leitura no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os objetivos específicos incluíram realizar um levantamento de práticas pautadas na contação de histórias que apresentem relevância para o aprendizado desse público. Busca-se, também, valorizar a prática como elemento intrínseco à tradição popular, conferindo-lhe importância como instrumento de integração e compartilhamento de conhecimentos entre indivíduos e comunidades. Para atender aos objetivos, a pesquisa foi desenvolvida essencialmente como bibliográfica-exploratória, com a intenção de aproximar o pesquisador do objeto estudado. A revisão de literatura foi fundamentada na obra educativa de Freire (1989), na filosofia de Benjamin (1985) e nas contribuições de Larrosa (2019), entre outros autores. A fim de analisar a aplicação dos conceitos acadêmicos, foi estudado o projeto de campo de Soares (2018), e a coleta dos resultados da autora serviu como base para avaliar a relevância do conteúdo acadêmico na prática educativa. Os dados revelaram alunos engajados em dialogar, compartilhar impressões e conectar-se com os temas abordados. A pesquisa foi concluída com a análise dos dados coletados no projeto, acompanhada de reflexões e considerações sobre as possibilidades de aplicações futuras.
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