Access to the training process:
The policy of infoinclusion through the eyes of studentes at IFAL - Campus Santana do Ipanema - AL
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.6Keywords:
formação. infoinclusão. educação. IFAL, discentes.Abstract
This work aims to discuss the public professional education policy of the Federal Institute of Alagoas - IFAL, taking as a reference the formative process of info-inclusion through the protagonism of students from Campus Santana do Ipanema - AL, when using technological devices within the scope of daily life at school and the training processes that are experienced or carried out with the mediation of teachers. This article is the result of doctoral research, carried out in the Postgraduate Program – PPED at Universidade Tiradentes – UNIT. The methodology used in this study was qualitative, using questionnaires and semi-structured interviews. The research results indicate that access to digital devices favors the info-inclusion of students in the Sertão de Alagoas who began to handle information, devices and teaching methodologies, thus consolidating the application of public professional education policy, with the use of digital technologies of infoinclusion. Finally, the experiences reported by the students demonstrate that the training and mediation of digital technologies were capable of opening new info-inclusive horizons and methodological repertoires to students who become protagonists of their own training.
References
AVRITZER, Leonardo. O pêndulo da democracia. São Paulo: Todavia, 2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Resultados e metas SOCINFO. Processo de catalogação e recuperação de dados obtidos através de máscara em Data Mining com consulta a relatórios tidos desta fonte. Brasília: MEC, dezembro 2019.
BRASIL, Observatório nacional da inclusão digital (ONID). Descrição e avaliação dos indicadores adotados nos programas governamentais de Infoinclusão. Marta Macedo Kerr Pinheiro (Coordenadora). Brasília: Ministério da Economia, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 02 de 13 de fevereiro de 2009: implantação do Comitê de Desenvolvimento Pedagógico e Tecnologia de Impacto Educacional (CDPTIE) no âmbito do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS) e o Comitê de Desenvolvimento de Políticas Públicas e Tecnologia de Impacto Social (CDPTIS) no âmbito do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRS) e dá outras providências. Brasília: Imprensa Nacional, 2009.
BRITTO, Cezar. Os nordestinos e o preconceito nosso de cada dia. Artigo publicado no sitio Socialista Morena. Disponível em https://www.socialistamorena.com.br/os-nordestinos-e-o-preconceito-nosso-de-cadadia/v com acesso em 27 de novembro de 2019.
CARDOSO, Fernando Henrique. Uma análise das consequências da globalização. São Paulo: Publifolha, 2016.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação – economia/sociedade/cultura. Tradução: Roneide Venâncio Majer. 6ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. Volume 2. Coimbra-Portugal: Editora Almedina, 2012.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados estatísticos do censo 2010 sob o olhar do desenvolvimento populacional: perspectivas para 2020. Imprensa Nacional, 2017.
JUNIOR, José Herval Sampaio. Será que o Brasil merece os políticos que têm? Crônica publicada no sitio Jus Brasil. Disponível em https://joseherval.jusbrasil.com.br/artigos/212157670/sera-que-o-brasil-merece-ospoliticos-que-tem, com acesso em 22 de novembro de 2019.
LEHER, Roberto. Políticas públicas para educação: Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do brasil. Germinal – Periódico do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia. Educ. em Debate – Vol.23 – nº 3. Salvador: EdUfba, 2017.
LEMOS, André. Os Desafios Atuais da Cibercultura. Salvador: EdUfba, 2019.
LÉVY, Pierre. Sociedade da Inclusão Digital. São Paulo: Makron Books, 2002.
MACEDO, Roberto Sidnei. Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Edição II. Salvador: EDUFBA, 2017.
NUNES, Geórgia Valeria Andrade Loureiro. A interiorização da Educação Profissional e Tecnológica em Alagoas: o campus Murici do IFAL. 12/12/2017, 207 f. Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas. Centro Universitário Tiradentes, Maceió. Biblioteca depositária: Biblioteca Central do Centro Universitário Tiradentes, 2017.
Downloads
Published
License
Copyright (c) 2025 Jacques Fernandes Santos, Andrea Karla Ferreira Nunes, Vinicius Silva Santos (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Nos seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
- Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- ShareAlike - Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.