A Educação Profissional, Técnica e Tecnológica na Colômbia e no Brasil

implicações para a formação de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v14n2.01

Palabras clave:

Políticas de formação, Educação Profissional e Tecnológica, formação docente

Resumen

A presente pesquisa tem como foco o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, especificamente na esfera dos Institutos Federais, e na Colômbia, em suas instituições de ensino técnico e tecnológico, e como a formação de professores para essa modalidade de ensino se configura nesses países. A problemática foca na questão de uma ausência de políticas de formação docente para a atuação na educação profissional, técnica e tecnológica, e uma consequente atuação profissional docente sem a devida formação para a docência. Defende-se que para ser professor da EPT é necessário uma formação específica para essa modalidade de ensino, devido a suas particularidades históricas e potencialidades formativas. Nesse sentido, apresenta-se uma lacuna no campo da formação de professores, que ao ser deixada de lado, corrobora para a perpetuação de modelos formativos hegemônicos. 

Biografía del autor/a

  • Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima, Instituto Federal de Brasília

    Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Professora no Instituto Federal de Brasília.

  • Sorangela Miranda Beltrán, Centro de Estudios e Investigaciones para el Desarrollo Docente

    Pós-doutora em Administración y Gestión de Planteles Educativos pelo Centro de Estudios e Investigaciones para el Desarrollo Docente

  • Nubia Esperanza Ramirez Rodríguez, Universidad Pedagógica Nacional

    Mestre em Investigación Educativa-Análisis Curricular pela Universidad Pedagógica Nacional

  • Sergio Andrés Alfaro Marenco, Universidad Externado de Colombia

    Mestre em Educación pela Universidad Externado de Colombia

Referencias

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Publicado

2025-07-21

Número

Sección

Dossiê 1

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Cómo citar

A Educação Profissional, Técnica e Tecnológica na Colômbia e no Brasil: implicações para a formação de professores. (2025). Revista Eixo, 14(2), e01. https://doi.org/10.19123/REixo.v14n2.01

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