A Educação Profissional, Técnica e Tecnológica na Colômbia e no Brasil
implicações para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14n2.01Palabras clave:
Políticas de formação, Educação Profissional e Tecnológica, formação docenteResumen
A presente pesquisa tem como foco o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, especificamente na esfera dos Institutos Federais, e na Colômbia, em suas instituições de ensino técnico e tecnológico, e como a formação de professores para essa modalidade de ensino se configura nesses países. A problemática foca na questão de uma ausência de políticas de formação docente para a atuação na educação profissional, técnica e tecnológica, e uma consequente atuação profissional docente sem a devida formação para a docência. Defende-se que para ser professor da EPT é necessário uma formação específica para essa modalidade de ensino, devido a suas particularidades históricas e potencialidades formativas. Nesse sentido, apresenta-se uma lacuna no campo da formação de professores, que ao ser deixada de lado, corrobora para a perpetuação de modelos formativos hegemônicos.
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