Letramento em avaliação na formação de professores de inglês

percepções e impactos ao longo de um curso de licenciatura no contexto de um Instituto Federal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.9

Palabras clave:

letramento em avaliação, formação inicial, língua inglesa

Resumen

Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos do letramento em avaliação na formação inicial de professores em uma turma de ingressantes e outra de concluintes de um curso de licenciatura em Letras-Inglês, de um Instituto Federal. Nesse sentido, optou-se pela realização de um estudo de caso, de caráter qualitativo, do qual participaram, no total, 33 licenciandos. O processo de levantamento de dados apoiou-se no uso de questionário, com perguntas abertas e fechadas. Por sua vez, a análise e a interpretação das informações ocorreram a partir de tabulação e sistematização, procurando por semelhanças, diferenças e complementaridade entre elas, a fim de que generalizações pudessem ser elaboradas. Os resultados apontaram que estudantes do segundo semestre revelaram respostas mais genéricas ou evasivas, enquanto os do oitavo demonstraram conhecimento mais aprofundado acerca da temática. Observou-se também que, quanto mais profícuas as experiências com avaliação, mais significativo é o impacto na construção do letramento em avaliação.

Biografía del autor/a

  • Bruna Zocaratto, Instituto Federal de Brasília

    Doutorado em Educação - Instituto Federal de Brasília (IFB).

  • Daniela Barbosa Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

    Graduação em Letras - Inglês pelo IFB.

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Publicado

2025-04-30

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Os dados estão no artigo. 

Cómo citar

Letramento em avaliação na formação de professores de inglês: percepções e impactos ao longo de um curso de licenciatura no contexto de um Instituto Federal. (2025). Revista Eixo, 14(1), 88-100. https://doi.org/10.19123/REixo.v14n1.9

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