Formação de Professores e Inteligência Artificial
estudo sobre desafios e possibilidades a partir das realidades brasileira e colombiana
DOI:
https://doi.org/10.19123/REixo.v14n2.02Palabras clave:
Inteligência Artificial, Formação de professores, Trabalho docente, Tecnologias educacionaisResumen
A formação para o trabalho e a educação são dimensões intercomplementares, fundamentais para os processos produtivos da sociedade. A formação de professores insere-se nesse contexto, uma vez que o trabalho docente é central para melhores processos de ensino e aprendizagem. A emergência das tecnologias digitais, especialmente da Inteligência Artificial (IA), tem impactado a formação docente e as relações entre educação e trabalho, impulsionando modelos de ensino mediados por plataformas digitais. A presente pesquisa analisou, por meio de um questionário aplicado no Brasil e na Colômbia e respondido por mais de 265 sujeitos, em um estudo qualitativo, a relação entre o uso da IA e o trabalho docente, considerando o papel ativo do professor na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, buscou-se identificar as habilidades e conhecimentos tecnológicos de professores do Ensino Básico em ambos países no uso da IA em sala de aula. Como resultado, pode-se considerar que o conhecimento sobre IA entre professores ainda é limitado, apesar da percepção positiva sobre seu potencial educacional. Como conclusão, destacam-se desafios como formação insuficiente, desigualdade de acesso e privacidade de dados.
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